quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Deficiência e Deficiência Física

No Decreto nª 3.298 de 1999 da legislação brasileira, encontramos o conceito de deficiência e de deficiência física, conforme segue:
Art. 3…: - Para os efeitos deste Decreto, considera-se:
Deficiência – Toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano;
Art. 4…: Deficiência Física – Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física,apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.

Com isso é possível entender a deficiência física quando existe a falta de um membro, má-formação ou deformação (alterações que acometem o sistema muscular e esquelético), sendo que essa deficiência pode ser causada desde o nascimento ou então com o tempo. 

As causas de deficiência física podem ser:

• Pré-Natais: Problemas durante a gestação, como por exemplo, remédios ingeridos pela mãe, tentativas de aborto malsucedidas, perdas de sangue durante a gestação, crises maternas de hipertensão, problemas genéticos e outras;
• Perinatais: Problema respiratório na hora do nascimento, prematuridade, bebê que entra em sofrimento por passar da hora do nascimento, cordão umbilical enrolado no pescoço e outras;
• Pós-Natais: O bebê sofre uma parada cardíaca, pega infecção hospitalar, tem meningite ou outra doença infecto-contagiosa, ou seu sangue não combina com o da mãe (se esta for Rh negativo).
No adulto, quando ocorre uma lesão medular, aneurisma ou acidente vascular cerebral e outros problemas.
 
"A deficiência física não pode ser sinônimo de invalidez social. A sociedade e o deficiente devem se unir para vencer os obstáculos"



Nenhum comentário:

Postar um comentário